Nice, « So Nice ! »

Tive a honra de ser convidada pelo Orgão Oficial de Turismo da Côte d’Azur para uma imersão cultural na bela cidade francesa de Nice. Aqui divido com voçês um pouco da minha viagem encantadora !

Tive a honra de ser convidada pelo Orgão Oficial de Turismo da Côte d’Azur para uma imersão cultural na bela cidade francesa de Nice. Aqui divido com voçês um pouco da minha viagem encantadora ! 

Nice é a capital da Riviera mediterrânea do sul da França, localizada entre mar e montanhas, pertinho dos Alpes, da Italia, Suiça e Austria. 

Essa charmosa cidade fica na famosa Côte d’Azur, a apenas 30 km da fronteira com a Italia, bem ao lado de Mônaco (13km) e é a segunda cidade maior da região Provença-Alpes-Côte d’Azur e é a quinta cidade mais populosa da França.

A Praça Masséna no coração de Nice e ao alto a famosa instalação dos budas como Continentes para a paz mundial!

Um pouco da historia de Nice

A cidade de Nice pertencia a Italia e tornou-se francesa somente a partir de 1860, ela pertencia ao reino da Sardenha. 

A beleza natural da região e seu clima favoravel, bastante ameno, atraiu as classes mais favorecidas da Inglaterra na segunda metade do século XVIII, quando muitas familias da aristocracia viajavam para passarem o inverno em Nice. 

Prédio onde morou Matisse

Uma curiosidade é que a famosa e bela Opera de Nice foi construida com sua entrada de forma a não bater sol, pois a aristocracia jamais tomava sol !

No século XIX a baia dos Anjos era o lugar de férias preferido dos ingleses que a partir dai deram o nome ao passeio maritimo que se encontra na orla de « La Promenade des Anglais » (na tradução significa o passeio dos ingleses), hoje em dia é um dos locais mais famosos da França.

Outra curiosidade dessa vez sobre a Prommenade des Anglais, é que ela foi a inspiração para a construção de Copacabana no Rio de Janeiro !

O coração turistico da cidade de Nice hoje em dia é o « Vieux-Nice » (Nice antiga), com construções antigas e charmosa ruelas que nos remetem ha muitos séculos atras, encontramos restaurantes, cafés e lojas por toda parte. Neste bairro esta a catedral de Nice, a linda Cathedrale Sainte Réparate do século XVII.

O antigo bairro Vieux-Nice

Uma das praças mais famosas é a Praça Massena que fica bem proximo ao cartão postal da cidade, a famosa « Promenade des Anglais ». Nesta praça existe uma impactante fonte a « Fontaine du Soleil » , com o Deus Apolo no centro, inspirada na mitologia grega. Em volta da estatua de Apolo vc encontra Marte, Vênus, Mercurio, Saturno e Terra. 

Vista panorâmica da Coline du Château para a Promenade des Anglais

Nesta praça existe também uma formidavel instalação ao alto com 7 homens em forma de budas. As estatuas foram feitas de resina translucida que a noite cada buda modifica de cor, cada um representa um Continente e estão posicionados na direção de cada um. A ideia desta Instalação é a interação de todos os Continentes para paz.

Outro lugar fantastico é a « Coline du Château », antigamente realmente havia um castelo, mas foi derrubado. Este lugar é maravilhoso para passear, fazer pique-nique, e o mais importante, desfrutar da vista mais bonita da cidade ! No alto a vista é panorâmica para o mar e para a cidade de Nice e atravessando o parque parque também ha a linda vista para o porto de Nice e muitas vezes se pode ver o topo das montanhas coberto de neve. Realmente impressionante !

Vista para o porto de Nice

Continuando o passeio na Cours Saleya fica o famoso « Marché des Fleurs », a Feira das Flores, onde você não encontra somente flores mais também frutas, produtos da região, quadros de artistas franceses, especiarias e especialidades da região como a Socca, uma massa a base de grão de bico tipica da região ! Uma delicia de passeio e imersão na cultura local !

Marché des Fleurs

Neste passeio você consegue avistar o prédio onde o famoso pintor Matisse morou, porém seu museu fica em outro endereço, no bairro de Cimiez. Totalmente imperdivel ! Nice tem varios museus importantes como Musée Marc Chagal, Musée d’Art Moderne et Contemporaine.

Um outro museu também muito importante é o de fotografia, Musée Charles Nègre, que fica também nesta area do Marché des Fleurs. O museu recebe sempre exposições de renomados fotografos. Desta vez tive o prazer de fazer uma imersão nas obras de Guy Bourdin, um dos mais importantes fotografos de moda do mundo. Ele revolucionou este universo com suas fotografias surealistas e nada convencional nos anos 50. Suas obras são fontes de inspiração para artistas, fotografos e editoriais de moda até hoje ! Fascinante exposição !

Nice esta em plena modernização, com um aeroporto internacional, a cidade inaugurou um « Tramway » totalmente moderno que liga o aeroporto diretamente com o centro da cidade.

Outra inovação foi a reforma total do primeiro shopping da região o Cap 3000, que foi construido em 1968, fica ao lado do aeroporto e bem em frente ao mar, com boutiques renomadas como Galeries Lafayette, Sephora, Dior, Capsule e um espaço gourmet totalmente ao ar livre e com uma vista deslumbrante e gastronomia diversificada! 

Visita a boutique exclusiva de perfumes Dior no Shopping Cap 3000

Nice tem muitos bairros e pontos turisticos a serem visitados, e uma redondeza repleta de belas cidades a serem exploradas, como por exemplo Grasse, o berço da perfumaria francesa. Outra cidade encantadora é Saint Paul de Vence. A  Côte d’Azur é uma região a ser explorada, repleta de historias e muitas riquezas.

Almoço no restaurante veggie Together no shopping Cap 3000
Merci Office de Tourisme Côte d’Azur !

Nice fica a uma hora e vinte minutos de Paris de avião e o melhor é depois de conhecer a cidade alugar um carro e visitar suas redondezas ! Bon Voyage et à bientôt !


Autor: Daniele Maia

Daniele Maia mora em Paris e é uma profissional do mercado de luxo que compartilha sua paixão pelo “savoir-faire français” em moda, beleza e lifestyle. Dani MAIA também apresenta suas viagens ao redor do mundo redigindo belas matérias para as revistas Mensch e Mural.