EN – PT

La Galette des Rois uma tradição francesa


A “galette des rois” é uma sobremesa que se come tradicionalmente na França, no Quebec, na Suíça, na Bélgica e em alguns outros paises, para comemorar a visita dos reis magos ao recém-nascido Menino Jesus. Por isto o nome: “bolo dos reis”. Esta celebração de origem católica acontece no dia 6 de janeiro, chamado de dia de Epiphanie.✨ No momento de comer a galette, morna ou fria, é de costume pedir à criança mais jovem da família para ir debaixo da mesa e escolher aleatoriamente para quem vai cada um dos pedaços.

Assim, a pessoa que tiver a sorte de encontrar a fava no seu pedaço de galette (cada galette tem uma fava pequenininha e cuidado pra não engolir ou quebrar um dente!) é considerada rei ou rainha e recebe uma coroa de papel pra colocar sobre a cabeça!

Estas galettes da foto são da maison @bernardaud e realizadas pelo renomado pâtissier @pierrehermeofficial A galette de rois é encontrada durante todo mês de janeiro!

Fui convidada por alguns chefes pâtissier para provar suas criações deste novo ano.

Outro evento espetacular foi no luxuoso palace Península, o chef Dominique Costa com sua equipe apresentou uma galette de 6 metros! A noite foi num ambiente festivo com muito champagne e sofisticação.

A galette des rois é encontrada também nas boulangeries (padarias) e até supermercados, mas claro, as melhores são assinadas pelos renomados chefs franceses. Geralmente essa tradição vai até final de janeiro. Um Feliz 2020 a todos!

@dmhluxury
@tourartdelatable
@alertabeautyfr
dmaia@dmhluxury.com